Cagece e Águas de Fortaleza atualizam Iplanfor para renovação de anuência
As recentes atualizações relacionadas à Planta de Dessalinização do Ceará (Dessal do Ceará) foram apresentadas nesta quinta-feira, 16, a representantes do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). A apresentação foi feita, de forma virtual, pelo engenheiro Edinei Mendes, que coordena o empreendimento pela SPE Águas de Fortaleza, consórcio liderado pela Marquise.
Mendes mostrou mapas referentes aos ajustes de locação dos pontos de captação e de emissão, em atenção a carta náutica de Fortaleza, reforçando a preservação dos cabos submarinos e do gasoduto da Petrobras. Além disso, fez uma rápida demonstração sobre as soluções de engenharia que serão empregadas durante a obra.
O coordenador do projeto pela Cagece, Silvano Porto, destacou a importância da apresentação para que o Iplanfor renove o parecer de anuência para o projeto, necessário à documentação que irá compor os estudos ambientais.
Dalila Menezes, analista de Planejamento que representou o Iplanfor juntamente com o gerente Rodolfo Sydrão Sanford, destacou a importância de um outro momento para que possam conhecer os resultados dos estudos ambientais e o detalhamento das medidas mitigadoras relacionadas às comunidades impactadas com o empreendimento.
O próximo passo é protocolar os projetos atualizados no Iplanfor e o órgão municipal terá 20 dias para emitir a nova anuência ao projeto.
As apresentações realizadas pelas empresas tornaram possível uma visão macro da Cagece em relação ao empreendimento como um todo. Participaram da reunião, de forma presencial, profissionais da companhia lotados em áreas como meio ambiente, engenharia e projetos em comunicação. O especialista Silvano Porto, coordenador do projeto pela Cagece, participou de forma virtual, pois encontra-se na Espanha, com pós-doutorado voltado para dessalinização em andamento.