Semace participa do Congresso Aladyr e amplia conhecimentos em dessalinização

Um dos desafios do projeto da Planta de Dessalinização de Água Marinha do Ceará (Dessal do Ceará) é o licenciamento ambiental. Por tratar-se de um projeto vanguarda no cenário brasileiro, a planta, que vai produzir 1m³/s de água para consumo humano, exigirá da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) conhecimentos técnicos específicos.

O órgão ambiental tem se preparado para as análises do licenciamento da Dessal do Ceará. Técnicos e técnicas da Semace têm ampliado estudos na área e, pela primeira vez, participam do Congresso Internacional Aladyr, realizado nos dias 26 e 27 de abril e que reúne entidades públicas e privadas, além de profissionais com atuação em dessalinização e reúso de água.

A técnica em Licenciamento da Semace Marilangela Sobrinho destaca a importância da participação no evento. “É muito importante para nós, que somos técnicas, essa atualização no tema dessalinização que vai além da parte técnica, passando por legislação, panoramas e o que é tendência no mundo em dessalinização”, diz Marilangela.

Junto a Marilangela, participa do Congresso também a servidora Rosane Morais, que está entre o corpo técnico da Semace que irá se debruçar sobre as análises do projeto de dessalinização. Rosane pontua que a responsabilidade em torno dessas análises é que motivou a participação do órgão ambiental do Ceará no Congresso.