Reunião técnica aponta os rumos do Projeto Dessal
A expectativa em torno da futura Planta de Dessalinização do Ceará (Dessal Ceará) recebeu nesta terça-feira, 14 de fevereiro, um importante impulso rumo à consolidação do projeto executivo. A reunião técnica entre Cagece e Águas de Fortaleza, a SPE responsável pela construção e operação da planta, com a participação das empresas que estão elaborando os projetos com as soluções de engenharia, foi considerada um marco no cronograma do projeto.
“A reunião foi um avanço para a Dessal, pois estamos fazendo as principais definições do projeto básico, já com todo um cronograma de projetos e licenciamento definido. É o ponto inicial para que a gente consiga obter todas as autorizações de licenças e alvarás, além de questões técnicas que também precisavam ser trabalhadas e que, até então, estavam indefinidas”, contextualiza José Carlos Asfor, diretor de Engenharia da Cagece.
Participaram do encontro as empresas Serenco Engenharia, responsável pelas elevatórias de água bruta e tratada e pelo transporte da água aos sistemas de integração entre a planta e a Cagece; a Exe Engenharia, responsável pela obra off shore, ou seja, dentro do mar e a empresa israelense IDE Technologies, com forte experiência na projeção de plantas de dessalinização, mas operando pela primeira vez no Brasil.
“A questão, agora, é partir para o projeto executivo para que possamos finalizar essa parte de documentações e, após licenciado, iniciar a construção da planta atendendo a todas as normas nacionais e internacionais”, complementa José Carlos.
As apresentações realizadas pelas empresas tornaram possível uma visão macro da Cagece em relação ao empreendimento como um todo. Participaram da reunião, de forma presencial, profissionais da companhia lotados em áreas como meio ambiente, engenharia e projetos em comunicação. O especialista Silvano Porto, coordenador do projeto pela Cagece, participou de forma virtual, pois encontra-se na Espanha, com pós-doutorado voltado para dessalinização em andamento.