Semace recebe apresentação da Dessal do Ceará
Como parte da agenda de apresentações sobre a Planta de Dessalinização do Ceará (Dessal do Ceará), na quarta-feira, 15, foi a vez de técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) conhecerem, em detalhes, as soluções de engenharia do empreendimento.
O licenciamento ambiental da primeira grande planta de dessalinização de água para consumo humano no Brasil é um dos desafios que estão por vir, tendo em vista o ineditismo do projeto e a necessidade de conhecimentos específicos por parte dos técnicos do órgão licenciador.
De acordo com Alisson Melo, coordenador de Outorga e Licenciamento de Projetos e Obras da Cagece, o encontro com os técnicos da Semace foi importante por demonstrar a concepção da Dessal em aspectos técnicos, locacionais, assim como o know-how das empresas envolvidas na elaboração dos projetos.
“O empreendimento, em termos de licenciamento, tem como o maior desafio o caráter inovador. Como é um projeto pioneiro, exige conhecimentos técnicos específicos e requer capacitações, leituras de outros materiais e artigos e consultas técnicas onde já existem plantas em operação. Daí a importância de um estudo ambiental bem elaborado para demonstrar toda a parte do diagnóstico, dos dados primários que foram levantados no ambiente terrestre e marinho, assim como os planos e medidas mitigadoras para, posteriormente, ser apresentado ao Conselho de Meio Ambiente”, pontua Alisson, complementando que é possível que os técnicos da Semace, inclusive, visitem plantas em operação em outros países.
Participaram do encontro, além de representantes da Cagece e Águas de Fortaleza, as empresas Serenco Engenharia Consultiva, responsável pelas elevatórias de água bruta e tratada, e pelo transporte da água aos sistemas de integração entre a planta e Cagece, a Exe Engenharia, responsável pela obra offshore, ou seja, dentro do mar e a israelense IDE Technologies, com forte experiência na projeção de plantas de dessalinização, mas operando pela primeira vez no Brasil.