“Sou Dessal desde o início.”
O engenheiro eletricista, com MBA em Gerenciamento de Projetos, Raul Tigre, chegou à Gerência de Projetos da Cagece há 10 anos, setor onde desempenhou as funções de gerente e coordenador. Raul compõe a equipe interna da Dessal desde o início da concepção do projeto. E conta que tem sido “um privilégio participar de uma condução tão arrojada”. De acordo com ele, “é salutar à situação hídrica do Estado que a capital cearense passe a contar, o quanto antes, com uma planta de dessalinização”.
Para você, a Dessal representa um marco para o saneamento no Brasil?
Raul Tigre – A Dessal terá impacto direto na vida de milhares de cearenses e já representa, sim, um marco para o saneamento no Brasil. Desde o início de sua elaboração, a Dessal caminha com muito planejamento, com rigor em seus estudos, com logística muito bem estruturada e minuciosa e com bastante transparência. Adotamos um controle rígido de ruídos e de destinação de todos os resíduos gerados, de forma a minimizar os impactos junto à população local e ao meio ambiente.
Foto: Rayane Mainara
Pensando sobre o consumo de energia elétrica que a Dessal terá, podemos considerar que será sustentável?
RT – Por incorporar em seu processo equipamentos de aproveitamento da pressão residual da salmoura, a planta de dessalinização de Fortaleza possuirá consumo específico de energia elétrica dentre os mais baixos, quando comparado ao consumo próprio de plantas de dessalinização equivalentes. Então, sim, seu consumo de energia elétrica será sustentável.
Você já conviveu com a temática do semiárido fora do seu ambiente de trabalho?
RT – Meu bisavô foi engenheiro agrônomo e trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) por muitos anos. Então, desde minha infância, a família sempre falou sobre os desafios que o Ceará enfrenta devido aos longos períodos de estiagem. Em casa, sempre tivemos o privilégio de ter água tratada à disposição, mas na Cagece pude ter acesso de perto à realidade da escassez de água. E tem sido, para mim, motivo de muito orgulho e felicidade ajudar em projetos que oferecem qualidade de vida e mais dignidade aos cearenses.